Microcrédito: Uma perspectiva distributista

O texto abaixo é do escritor Richard Aleman* e é um excerto de um artigo para a the Distributist Review.

Já ouvimos falar de programas de microcrédito usados ​​para ajudar nações subdesenvolvidas, como a Índia. Mas os empréstimos para microcrédito são uma solução distributista e podem funcionar diretamente em nossas próprias comunidades. A E.F. Schumacher Society iniciou um programa de empréstimos para micro-crédito em Great Barrington, Massachusetts, há muitos anos chamado SHARE. A Associação de Autoajuda para uma Economia Regional (SHARE) era uma organização sem fins lucrativos baseada na comunidade que oferecia uma maneira simples de os cidadãos criarem uma economia local sustentável apoiando empresas que fornecem produtos ou serviços necessários na região.

Os membros do programa de microcrédito fizeram depósitos no banco local (onde a conta estava localizada), que foram usados ​​para garantir empréstimos para empresas locais com impacto positivo na comunidade. Como os depositantes de microcrédito vivem na mesma comunidade que os donos de empresas que apóiam, o microcrédito traz um rosto humano de volta às decisões de empréstimo. O SHARE foi provavelmente um daqueles poucos experimentos que foram tão bem sucedidos que foi descontinuado.

Bancos e cooperativas de crédito consideraram os programas de microcrédito tão vantajosos que começaram a adotar modelos semelhantes de reinvestimento de pequenas empresas em todo o condado de Berkshire. Os empréstimos para microcrédito podem fazer a diferença para famílias e vizinhos e para o futuro de nossos filhos. RN: Especialmente se devidamente regulado.


*Richard Aleman é articulista da The Distributist review.

Anúncios

Uma resposta em “Microcrédito: Uma perspectiva distributista

  1. Pingback: O microcrédito não é uma ameaça aos grandes bancos. | Reação Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s