América Latina fica para trás em relação aos EUA, Europa avança.

Arthur Rizzi*

O professor José Oreiro fez um artigo sobre a diferença de renda per capita entre Brasil e Chile. Os dados, porém, são de 2008 e mostram pouca diferença. Porém, os danos da crise brasileira se mostram evidentes no afastamento entre o progresso chileno e brasileiro quando se toma dados de 2014 e 2017, mais atualizados. Mesmo assim, o Chile não está num processo de alcançamento da economia americana, o que evidencia a crise da América Latina, dado que nem mesmo o seu país mais estável e próspero está evoluindo de modo a alcançar a renda per capita dos mais ricos.

Catching up

O afastamento do Brasil em relação ao Chile começa no governo Dilma, a partir de 2011, quando o Brasil começa a ter um crescimento cada vez menor ao passo que o Chile segue com crescimento estável até 2014. Com a crise do governo Dilma (já explicado neste blog e cuja síntese pode ser lida aqui), o crescimento da renda brasileira parou de acompanhar a chilena, mas por outro lado, a própria economia do Chile também desacelerou. Isso é uma hipótese que pode explicar boa parte das agitações sociais em Santiago esses dias. Não custa lembrar que foi em 2013, quando a desaceleração da economia seguia um ritmo igual em nosso país, que explodiu as Jornadas de Junho, que guardam enormes similaridades com os protestos no Chile de hoje, com direito a Black Blocs e, depois, a uma multidão sem pauta de insatisfeitos.

BraxChi

Fonte: BIRD apud Google

Não há como negar que os contextos são muito semelhantes entre ambos os países. No caso da Europa, vê-se que a mesma teve resultados econômicos superiores aos americanos no período, o que explica o alcançamento.

Referências:

RIBEIRO, A. Rizzi. MIRKO, Raphael. A crise econômica do governo Dilma sob uma ótica distributista. Academia (site), 2019.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s